Blog do Tadeu
Palavras de esperança para nós

99.143. PAZ exige PACIÊNCIA ou PERDÃO

Natal se traduz em boa vontade e em esperança de paz.

Quando DEUS criou o homem, Ele colocou em seu DNA espiritual o desejo de ter PAZ. O homem perdeu a paz quando o pecado entrou na raça humana. Ele recebeu a semente da desordem em todas as áreas, inclusive no seu mundo interior. Pelo fato de o homem ter o desejo de paz em seu ser, ele sempre fica infeliz quando não a tem.

A minha frase de apresentação no messenger é: “O homem só é feliz se tiver PAZ (com Deus, com o próximo e consigo mesmo)”.

Eu quero enfocar aqui dois requisitos da paz: PACIÊNCIA para manter a paz ou PERDÃO para restabelecer a paz.

PACIÊNCIA: “É melhor ser paciente que poderoso; é melhor ter autocontrole que conquistar uma cidade.” (Provérbios 16:32); “O sensato não perde a calma, mas conquista respeito ao ignorar as ofensas.” (Provérbios 19:11). A pessoa que cultiva a paciência procura usar uma linguagem firme e serena na comunicação. Na comunicação verbal, é possível perceber 3 tipos de linguagens: PASSIVA (concorda com tudo para não se indispor), ASSERTIVA (faz afirmações com convicção, sem deixar de ter ternura no falar) e AGRESSIVA (fala de maneira grosseira, irritada, sem deixar o outro argumentar e levanta a voz). A pessoa que tem paciência e usa a comunicação assertiva com serenidade e ternura, tem muita mais probabilidade de manter a paz.   

PERDÃO: “Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.” (Colossenses 3:15).

Se por acaso não foi mantida a paz (houve quebra de relacionamentos), há necessidade de reconciliação. Mas, não há reconciliação sem perdão. Ou seja, para que ocorra o restabelecimento da paz, é preciso que as pessoas reconheçam que erraram e peçam perdão.  

Por fim, pode estar acontecendo duas situações:

a) Se alguém estiver desfrutando da paz e pretende mantê-la, procure tratar o seu próximo com respeito e com cordialidade.

b) Se, por acaso aconteceu alguma situação de desentendimento e houve a ruptura do relacionamento, eu quero estimular você a deixar de lado orgulho e procure a pessoa que foi ofendida por você ou que lhe ofendeu, peça perdão ou ofereça perdão para restabelecer a paz.

Com isso, DEUS vai se alegrar e o diabo vai ser derrotado em nossas vidas.   

Feliz Natal!

Graça e Paz!

Curitiba – 24-dezembro-2023.